Eu sou contra o Monopólio dos Correios

Esta semana fiz uma compra pela LinuxMall de um chaveiro e tive a infelicidade de receber um email deles avisando que a encomenda poderia atrasar. Sim, atrasar não por culpa deles, mas pela greve dos carteiros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vulgarmente conhecida por todos nós pela alcunha de Correio.
Um serviço público PAGO, que por algum motivo bizarro os funcionários CONCURSADOS e com "estabilidade" se acham no direito de parar o país por alguns dias. Sim, parar porque como só podemos mandar diversos tipos de correspondência pelos correios, nos tornamos reféns de uma discussão que não é problema nosso.

 


 

Isto acontecia com a maioria dos serviços público que foram privatizados. Apesar da briga dos contrários às privatizações, é sabido e lógico, que hoje temos uma estrutura de comunicação de dados decente no Brasil, porque tivemos o fenômeno das privatizações.
Imagine um cenário hoje. Os funcionários da TIM resolvem entrar em greve, e deixam seus cliente com uma estrutura ruim de atendimento. Qual sua primeira ação ? Adeus TIM, vou para seus concorrentes.
Ou seja, a privatização deu ao cliente um poder de controle que ele antes não tinha. De ser forçado a comprar uma linha ( quem não se lembra a uns anos atrás de pessoas que viviam de alugar linhas de telefone ? ), vocẽ simplesmente hoje, requisita um canal de voz[bb] e passa a usá-lo.
A tecnologia se tornou próxima a todas as pessoas e não foi porque o governo ajudou. Foi sim, porque, até o menor dos povoados vai gerar um bom lucro a empresa privada.

Temos este péssimo serviço de banda larga hoje ? Sim, temos. Mas te garanto, seria muito pior se o serviço continuasse na mão do estado. Hoje temos um serviço que tem um custo elevado, mas chega a qualquer casa, em qualquerr momento. Sim, chega a sua casa, porque dá lucro para a empresa PRIVADA, lhe prover este serviço.
No estado, te garanto que um ADSL, por exemplo, teria que ser comprado do estado ( por módicos mil, dois mil reais ) e levaria por volta de uns 2 a 3 anos para chegar a sua casa ( e isto se tivéssemos no Brasil o serviço de TV a Cabo e afins ... já que o estado acharia mais plausível manter o péssimo serviço de TV[bb] aberta somente funcionando). Sim, porque independente de lhe vender ou não, os funcionários continuariam lá e o estado estaria provendo o mínimo de serviços necessários.
A briga contra a privatização normalmente vem de setores da sociedade que vivem de incitar o papel do estado como provedor de serviços. Ou seja, instituições como a CUT, que acham interessante que os serviços parem para mostrar que tem muito mais força que a sociedade.
Resumo, o cidadão comum, na queda de braço entre a categoria e o patrão ( estado ) é quem toma o prejuízo.

Por este motivo, fico chateado quando leio em diversos sites que o Monopólio dos Correios iria ser mantido. Caramba, a maior prova que o monopólio não pode existir, está neste tipo de greve.

O mais engraçado, neste post aqui sobre o assunto, é que alguns comentaristas não páram para pensar  nos seus comentários. As empresas submetem seus funcionários a condições de trabalho ruins. Bem, condições de trabalho ruins para a maioria dos funcionários públicos é ser forçado a produzir, coisa que nós do lado privado do mundo conhecemos muito bem.
E, ainda, sabemos que caso tenhamos um grande problema com nosso empregador, podemos entrar com uma ação trabalhista[bb] e ganhar.
Alguém conhece boas ações trabalhista contra o estado que não levem mais que os anos de vida de pelo menos umas duas gerações suas ?

Em resumo, deve-se parar de defender o Monopólio estatal em todas as áreas. Se você não morre hoje, é porque paga um plano de saúde. Se você mora em um condomínio bom, e não é assaltado, é porque tem um porteiro, pago com o seu dinheiro.
Se você conseguiu formar em uma faculdade e hoje ganha dinheiro, garanto, acabou sendo porque pagou seus estudos com seu dinheiro
.

Assim, o Brasil já está privatizado a muitos anos. O GOVERNO, ou seja, o ESTADO, nunca conseguiu prover aos seus cidadãos nem o que ele é obrigado a prover.
Assim, deixem logo quem é competente nos prover serviços. Porque a hora que um deles resolver fazer greve, eu vou lá e mando minha carta pelo concorrente.

Este post, no fim, é bem um apoio a LinuxMall mesmo, pela competência no seu trabalho  ( sim, porque os CORREIOS simplesmente não apareceram para cumprir seu contrato diário. Ou seja, deixaram os caras na mão, bem a cara de uma empresa totalmente sem profissionalismo ). E um basta na incompetência de quem ( CORREIOS ) fica aproveitando a estabilidade no trabalho para nos tirar serviços tão necessários hoje.
Ainda bem, que, as telecomunicações foram "privatizadas", né ? Aí, enquanto o carteiro não entrega sua carta, você pode por sua vez, tirar a segunda via no site do seu prestador de serviços e pagar sem ter que arcar com juros.
Porque, te garanto, nem disto, a grande estatal e seus funcionários deram conta das últimas vezes.  

PS às 21:35 : Só para constar, eu já estou com o meu chaveiro. E, nem precisei dos correios.
O mais legal é que foi entregue hoje às 19:30 hs. Fim das contas, os CORREIOS existem para que mesmo ?
LinuxMall, PARABÉNS !!!!
CORREIOS TOTAL FAIL !!!