Inaugururando uma nova seção do Arquivo de Phishing Scams, estou lançando agora um que vai tratar destas famosas lendas urbanas que circulam pela internet.
Um dos grandes problemas de se estar na internet hoje em dia é isto. Todos os dias recebemos emails remetidos por não sei quem, de assuntos que poderiam simplesmente ter sua corrente quebrada se as pessoas realmente tivessem um mínimo de bom senso e analisassem o que realmente estão mandando para as outras.
O email que eu estou analisando, na realidade, fala sobre a possibilidade de fetos humanos estarem sendo vendidos em Taiwan, para que as pessoas fizessem churrasquinho, ou, melhor, grelhar fetos humanos para alimentação em massa.
A falta de bom senso das pessoas que repassam isto é tamanha que ninguém pensa que, caso isto realmente estivesse sendo feito, seria um crime mundial, e a China estaria tendo problemas com o resto do mundo.
Tudo bem, isto já foi tratado no site Quatro Cantos, e em outros, mas nunca é demais falar sobre isto. Pelo que eu vi, a mensagem que eu recebi é a variação espalhada pelo Pr. Jonas Rossi, que parece ter realmente acreditado nisto.



Tudo bem, as imagens em questão são realmente chocantes, mas na realidade os fatos não são bem assim.
1 - Orientais não comem com as mãos ( ou seja, eles odeiam os frangos assados que temos o hábito de comer por aqui. Ou seja, como se alimentam com aqueles pauzinhos, tem que cortar os alimentos em diversos pedaços ( em geral, cubinhos ) para que fiquem mais fáceis de comer.
Assim, a primeira coisa que se tem é a impossibilidade do cara ser chinês pois ele não está se alimentando de acordo com a cultura local
2- De acordo com uma reportagem muito bem escrita pelo jornalista Reinaldo José Lopes, na revista Superinteressante de Agosto de 2003, "Canibalismo não é praticado em nenhum lugar do mundo!". Segundo a revista, nem nas mais longínquas, estranhas e desconhecidas tribos de índios de algum lugar do fim do mundo o canibalismo não acontece. Se essa história dos chineses fosse verdade, com certeza estaria na reportagem.
3 - O FBI já achou o esfomeado da foto ( ). O cara se chama Zhu Yu e é artista ( tudo bem, arte de não fino gosto, mas é um artista ).
4- O cara em questão montou um espetáculo em XANGAI em uma das bienais de arte em 2000, em que o tema era "Comendo gente". Novamente, estranho, mas tem gente que acha isto cultural e bonito.
5- Na primeira fotografia mostrando um pote com rótulo de cérebros estão cheios de nozes.
6- O feto que o chinês está "comendo" é uma montagem. Ele pegou uma cabeça de boneca e juntou ao corpo de algum animal.
7 - Se você quiser saber mais sobre essa performance do Zhu Yu, acesse o site do Jornal da Arte no endereço: http://www.theartnewspaper.com/news/article.asp?idart=5477
8 - O governo de Taiwan também transmitiu um comunicado desmentindo essa história, veja no endereço: www.roc-taiwan.cl/press/20010723/2001072301.html
Ou seja, não repasse a corrente. É cansativo ficar sempre recebendo a mesma coisa toda hora ...
FONTES : E-FARSA / QUATRO CANTOS