O dia em que eu salvei meus dados com o congelamento

Sei, muita gente não acredita na técnica do congelador. Eu já havia usado ela algumas vezes e posso ser sincero, funcionou em alguns momentos. A pendenga da necessidade do uso desta técnica aconteceu por causa de uma morte prematura do meu HD no final de semana. Tentei ligar o bichinho e ele acusou que não havia disco de boot.

Pior ainda, foi quando eu tentei testar o hd, e nada ... ele dava erro de leitura. Com este erro horroroso de leitura, entrei em contato com a dona HP. Ela me deu o veredicto de morte do HD e ainda, que eu levaria de 10 a 20 dias para receber meu computador de volta.

Após as diferenças que eu tive com a mesma, relatadas aqui mesmo no blog, tomei a resolução de ir aqui, no Shopping Oi e Uai procurar um HD para o Notebook. Comprei um SATA de 160GB, pois estava um pouco sem grana para comprar um HD maior ( sim, final do ano ou começo do outro, minha meta é comprar um bom HD de 500 GB ).

 

CRIOGENIA DE DADOS

Com o HD na mão, reinstalei o meu Slackware. Primeiro, testei durante alguns dias o 64 bits, mas vi que ele ia me dar uma mão de obra muito grande com a emulação das libs do 32 bits, por causa de alguns programas que uso. Resumo, fui para o 32 bits, e estou feliz novamente usando o meu Notebook.

Deixando de lado esta pequena introdução, vamos ao que importa. A "criogenia de dados", modo como eu carinhosamente estou chamando o método de congelar o HD, até pode funcionar. Mas, apesar de muitos dizerem que não tem lógica este tipo de coisa, vou explicar o porque, e talvez, porque algumas pessoas conseguem recuperar seus HDs com esta técnica e outras não.

Na realidad,e eu apliquei um mito que existe na internet a muito tempo, e que eu, Ataliba, já havia aplicado uma vez em HDs pessoais e consegui recuperar alguns dados. Deve-se levar em conta que é uma operação que pode causar perda total dos seu dados, ou até, nenhuma recuperação de dados. Esta técnica é altamente não garantida, mas em algum momento pode dar bons resultados.

Porque esta técnica pode trazer resultados ? Simplesmente porque estamos mexendo com a parte física do HD. Quando perdemos um HD ele pode estar tendo problemas para ser lido porque pode estar com um dano relativamente leve na sua superfície, assim o congelamento provoca a retração da área afetada. Com isto , torna-se possível reler os dados que lá estão alocados.

Outro ponto que pode ser levantado é: alguns fabricantes durante a confecção do HD efetuam um tipo de calibração dos mecanismos de leitura e escrita do disco, até para que não haja um "problema" durante este processo. Esta calibração é feita para não "suplantar" a tolerância do disco, causando problemas mais a frente.

Quando há algum problema na superfície física do HD, já se tem idéia do que acontece.

Quando se leva ao congelador, por alguma sorte ( se você der a mesma que a minha ), os "problemas" podem ser resolvidos com esta retração do material do HD. Com isto, às vezes, a cabeça que havia ficado bobinha, sem achar o lugar certo, pode achar novamente o seu caminho e conseguir ler seus dados.
Resumo, o que podia estar perdido, pode ser lido novamente.

Eu recuperei e garanto que é uma técnica que pode ser usada, sempre em dados não muito críticos. Exemplo, tenho dados críticos de um cliente ou empresa que podem gerar grande prejuízo se forem perdidos. Pare o HD, e encaminhe-o a uma empresa especializada em recuperação de dados. Se não são tão críticos assim, como os meus, podem mandar bala e tentar este procedimento.

O que eu consegui tirar deste processo todo foi. Eu dei muita sorte. A "criogenia dos dados" foi bem usual, mas não é uma experiência que eu quero passar novamente.

Bizarro por bizarro, esta técnica ainda tem muito mais lógica do que uns doidos que usam a técnica do forno. Imagina você colocar um HD no forno ? De onde algum maluco tirou esta idéia ?