A carteira gigante de BitCoins do FBI

Hoje é o meu dia de no pé do FBI ( desculpa aí viu tio, sou terrorista não ) mas esta notícia é bem interessante para se notar como trabalham serviços de inteligência ( sigilo ) ao redor do mundo.

Em setembro o FBI fechou um comércio on line ilícito. Este comércio singelo vendia drogas e como qualquer negócio destes on line trabalhava com BitCoins. Os BitCoins eram de um cara chamado Ross Ulbricht.

Fora a discussão que esta apreensão gerou em cima do BitCoin ( parte de sigilo, mapeamentos das operações por autoridades ) um efeito colateral bizarro aconteceu : o FBI agora é dono de uma das maiores carteiras de Bitcoins do mundo, já que ficou com boa parte dos BitCoins da Silk Road.

Esta carteira tem por volta de 144.000 BitCoins que hoje, com o BitCoin valendo 500 dólares ( após a queda relacionada a intervenção chinesa ) vale por volta de 72 milhões de dólares.

Além disto eles tem ainda em mãos mais uma outra carteira da Silk Road que tem por volta de 30 mil bitCoins que vale hoje por volta de 15 milhões de dólares.

Se é bizarro pensar no volume de BitCoins que o FBI tem agora é mais assustador ainda pensar que tal moeda não é tão fácil de ser mapeada e assim, eles passam a poder fazer operações e mais operações no submundo ( ilícita ou lícitas ) que podem gerar mais e mais quebras de sigilo com o BitCoin.

Se antes ele era uma moeda totalmente livre com esta entrada do FBI neste mercado a coisa pode mudar em muito mesmo.

Fonte: Slashdot

comments powered by Disqus