O Slackware tem algumas peculiariades se comparado com outras distribuições. Ele tem uma inicialização padrão BSD, enquanto outros Linux resolveram pelo SysV.
Com isto, alguns programas são mais difíceis de serem instalados no mesmo, em comparação com outros Linux.
O Vwmare não fica atrás. Em sua versão mais antiga, a 1.0 , apesar dele usar o Pam como autenticador, ele possuía as bibliotecas embutidas em seu pacote e por sua vez, após instalar ele conseguia efetuar o login no sistema sem problemas.
Infelizmente, no Vmware em sua versão 2.x a coisa já não é tão fácil assim. Ou seja, ele pode até possuir as bibliotecas, mas o sistema operacional precisa ter o Pam e suas bibliotecas nativas no mesmo.
O grande problema ( ou não ) é que o Slackware não usa o Pam. Assim, para instalar o Slackware 2.x vocẽ tem que fazer alguns malabarismos, que são bem tranquilos.
O primeiro malabarismo é o padrão. O Vmware utiliza o diretório /etc/init.d para colocar os seus arquivos de inicialização. O Slackware, atualmente, possui um diretório /etc/init.d para manter algumas "padronizações" com outras distros. Portanto, vocẽ não tem que criar o /etc/init,d, como tinha que fazer na época do 1.0.
Mesmo assim, você precisa criar os diretórios rcx.d dentro do diretório init.d. Para isto, utilize o seguinte comando :
# for i in $(seq 1 6); do mkdir rc$i.d ; done
Bom, então vamos ao padrão. Baixe o Vmware no site oficial do fabricante. Lá você pode baixar gratuitamente o Vmware Server.
Tendo baixado o mesmo ( aconselho baixar o rpm ), execute o seguinte comando como root :
# rpm2tgz vmware*.rpm
Com isto, você vai transformar o arquivo rpm ( padrão Red Hat e derivados ) em tgz ( para o gerenciador de pacotes do Slackware ).
Após terminar, é só digitar o comando :
# installpkg vmware*.tgz
Instado o pacote, você agora terá que efetuar o download do pam. Pessoalmente, para evitar de ter que "compilar", eu baixei o binário ( pacote ) diretamente do LinuxPackages.
Faça o download e instale o pacote com o pkgtools.
Reinicie o sistema para que as bibliotecas sejam carregadas por padrão e finalmente, configure o vmware.
# vmware-config.pl
Siga o que é pedido e, quando pedido, digite a licensa que a Vmware lhe forneceu no site durente o download.
Eu não coloquei o vmware para carregar no boot do meu Slackware. Uso o Vmware em momentos específicos, chamando pelo comando :
# /etc/init.d/vmware [ stop/start/restart ]
Agora, caso vocẽ queira configurar o Vmware Server para carregar no boot do seu Slackware é bem fácil.
Execute os seguintes comando :
# ln -s /etc/init.d/vmware /etc/rc.d/rc.vmware
E depois, adicione as seguintes linhas no /etc/rc.d/rc.local
if [ -x /etc/rc.d/rc.vmware ]; then
/etc/rc.d/rc.vmware start
fi
E pronto, seu Vmware Server está pronto e funcional no seu Slackware.Lembrando um detalhe, sempre que atualizar o Kernel, rode o vmare-config.pl pois os módulos não mais serão carregados, devido a serem compilados para a versão do kernel corrente.