No Linux sempre há alguns métodos interessantes de se salvar quando o seu sistema tem algum problema crítico. Enquanto no Windows
somos forçados a usar sempre o famoso CTRL+ALT+DELETE, para matar processos com o Task Manager, sempre temos na maioria dos casos de usar o dedoff ( botão de off do computador ou o famoso reset ).

No Linux, bem como em outros Unixes a coisa é mais divertida. Nem sempre precisamos apelar para o dedoff que na maioria das vezes pode corromper algum dado importante que temos em disco. Em alguns casos mais extremos, o dedoff pode inclusive causar um problema geral em um sistema de arquivos causando a perda de todos os dados.
Para salvar-lhe destes problemas, vamos apresentar aqui uma série de combinações de atalhos de teclado que lhe salvarão dos famosos problemas com o seu sistema ... sempre que houver um congelamento.
Em tempo, deve-se lembrar que as Magic Keys devem estar habilitadas no seu kernel para que os comandos abaixo funcionem.
Para quem tiver alguma dúvida, a tecla Sysrq é equivalmente a tecla "Print Screen".
Well, então vamos lá ...
Alt + SysR + K
Mata todos os processos ( incluindo o X ), que estão rodando no console atual.
Alt + SysRq + E
Manda o sinal TERM, para todos os processos excluindo o init.
Alt + SysRq + I
Manda um KILL para todos os processos excluindo o init.
lt + SysRq + L
Manda um KILL para todos os processos, agora incluindo o init.
Alt + SysRq + S
Ótimo para prevenir perdar de dados, pois executa um sync ( cache write ) em todos os filesystems que estão montados naquele momento.
Alt + SysRq + U
Remonta todos os sistemas em read-only. Tem praticamente o mesmo efeito do Sync, com um benefício importante : se a operação obtiver sucesso, o fsck não vai ter que testar todos os sistemas de arquivos caso haja um reset geral ( ou seja, o famoso dedoff ).
Alt + SysRq + R
Troca o modo do teclado de RAW para XLATE (útil quando se está no X)
Alt + SysRq + B
Reinicia automaticamente o computador. Vale ressaltar que este é um método bem brusco, já que pode causar erros nos sistemas de arquivos, pois não houve nenhuma sincronização.
Assim, este não é o método mais indicado para desligamento do computador.
Alt + SysRq + O
Desliga o computador pelo método mais indicado ( aliás, tal qual o Piter Punk já diz em seu artigo, desde que você tenha uma fonte ATX e o APM configurado, o que hoje, praticamente é um padrão.
Como cabeça de SysAdmin nunca guarda tanta coisa, utilize o Alt + SysRq + H para lhe dar todas as opções de combinações de teclas possíveis.
Além disto, o Piter Punk deixou em seu site um modo bem legal de lembrar isto, uma pequena cola para ficar perto de você, sempre que isto acontecer :-)
Vale a pena imprimir, pois vai lhe salvar de muito problema que antes lhe custaram algumas reinicializações problemáticas.