Habilitando o telnet no seu netgear WGR614

Bom, estes dias tive um pequeno problema ( ainda não resolvido ) com meu roteador Wireless WGR614 da NetGear e minha conexão com a Net. Por algum motivo bizarro, após uma tempestade aqui perto de casa, a negociação ( ou seja, link entre portas ) parou de acontecer entre o Cable Modem e o Roteador.
Assim, eu comecei uma pesquisa por algumas soluções para o roteador, e dei de cara com uma possibilidade que eu ainda não havia encontrado : a maravilhosa possibilidade de ter o acesso telnet ( console ) ao IOS do NetGear.

 

NETGEAR

 

Assim, o processo ( que eu fiz ) é uma fusão do encontrado neste blog aqui e neste site aqui

Bom, primeiramente você vai ter que baixar o programa TelnetEnable, que é um pequeno executável Windows que habilita o telnet no seu roteador. Se não encontrar o programa em lugar nenhum, pode baixar ele neste endereço aqui, que eu deixei disponível. 

Bom, vamos aos pontos, após baixar o programa, tenha um computador com Windows, ou então um Linux com o Wine instalado. Vou explicar o processo para o Linux, já que para o Windows, o processo é praticamente o mesmo, somente retirando as partes de X e etc, que só são necessárias no Linux. 

De posse do executável, procure o MAC ADDRESS do seu roteador. Este MAC está em uma etiqueta abaixo do seu roteador, igual a foto abaixo. 

 

NETGEAR

 

Pegue o numero que deve ser mais ou menos assim  "AA-BB-CC-DD-EE-FF" e remova qualquer caracter adicional, para que fique deste modo aqui : "AABBCCDDEEFF" . 

Depois pegue o ip do seu roteador. No Linux, é só dar um route -n e pegar a linha onde fica o gateway padrão. Em geral, na configuração de fábrica, este ip é 192.168.1.1 . 

Assim que estiver com estes dados na mão, faça um teste para ver se o telnetEnable.exe vai rodar sem problemas no seu Linux : 

$ xhost +
$ su - 
root@matrix:/mnt# wine telnetEnable.exe
Version:2.1, 2003/10/17
Usage:
telnetEnable.exe <host ip> <host mac> <user name> <password>

Pronto, tendo certeza que tudo rodou ok, vamos a sintaxe do comando : 

< host > - ip do seu roteador, que você já levantou .
< host mac > - mac do roteador, dado que você também já levantou
< user name > - na configuração padrão do telnet é Gearguy
< password > - na configuração padrão do telnet é Geardog

Assim, com tudo rodando ok, utilizando o ip 192.168.1.1 teremos a seguinte sintaxe : 

root@matrix:/mnt# wine telnetEnable.exe 192.168.1.1 AABBCCDDEEFF Gearguy Geardog

Se você não receber nenhuma mensagem de erro, pronto, você já pode ir direto para o seu roteador :-)


Login: Gearguy
Password: *******
U12H02900> ?
Commands are:
bridge         ddns           exit           firewall       ip
lan            passwd         reboot         save           show
sntp           uptime         version        wan            web
wlan
'..'    return to previous directory

 

Aí é só se divertir com o telnet ... na realidade, ainda não achei grande utilidade para nada disto aqui, fora a possibilidade ,como sempre, de nerdar um pouco.