Como disse, durante a última semana ia trabalhar um pouco com o Kablog para ver se mesmo iria me atender nos quesitos da vida de blogueiro móvel.
A idéia de começar a utilizar os recursos do celular no blog, ou seja, atualizar rapidamente com alguma coisa que tenha visto na rua e por sua vez, não valeria a pena ser discutida em um post escrito em um Desktop
, por exemplo.
Vamos aos pontos : no fim, o Moblog é blogar de um dispositivo móvel. Este dispositivo móvel pode ser um celular, um Palm ou outro dispositivo qualquer. Em geral, as pessoas usam o Moblog pra posts rápidos ou até, pra o Microblogging.
Como muita gente sabe, o Microblog ganhou o mundo. Twitter, Jaiku, Pounce e outros são a febre do momento e viraram no fim, um tipo de Instant Messaging de algumas pessoas ( eu, por exemplo ).
Com isto, posts rápidos, com menos de 140 caracteres foram todos migrados para este meio. Mas, imagine que você queira postar algo com mais de 140 caracteres, mas que seja passível de ser escrito de um celular, como o meu Treo 650 ?
Foi assim que eu pensei no Moblog. Procurei dois programas que não me agradaram muito, pela minha plataforma de blog ( Drupal ) e pelo meu celular ( Treo 650 ).
O primeiro que levou uma bruta reprovação foi o U*Blog. Este programa, gratuito por sinal, é um programa que é suportado por dispositivos que possuam o Palm versão 4 ou superior.
Primeiro, vamos as qualidades do programa. Interface bem construída, amigável, menus facilmente indentificáveis, ou seja, um aplicativo visualmente gostoso de ser utilizado.
Pontos fracos : apesar de suportar o formato do Xmlrpc do MovableType, não conseguiu se comunicar a contento com o Drupal.
Seria minha escolha, se ele comunicasse bem com o meu blog.
Já o outro, um dos mais citados na internet, o mo:Blog, é muito legal. Interface também muito bem construída, suporta publicar fotos e afins. Ou seja, um programa, que, caso não fosse tão "nocivo" ao celular, eu usaria sem dó.
O problema é : ele reinicia o Treo, por causa de um bug, que segundo o autor, já havia sido corrigido na última versão. Assim, para evitar ficar tendo reiniciadas e mais reiniciadas no meu celular, ele foi totalmente reprovado.
Sobrou o nosso amigo Kablog. O Kablog, pelo menos até o momento, nos meus testes se mostrou o ideal em termos de Moblog. Suporta tags html, fornece uma interface simples e intuitiva para o trabalho.
Somado com a possibilidade de publicação de fotos via email do Flickr, estou com uma interface bem legal de publicação móvel.
Apesar disto tudo, ainda estou cogitando o uso também de publicação via email aqui no Drupal. No último post sobre Moblog o Sérgio me citou esta possibilidade e, como eu já tenho este módulo aqui instalado, vou ver se rola ou não de tê-lo funcionando por aqui :-)
Fim das contas, é legal hoje, contar com esta gama de possibilidades de publicação de conteúdo via dispositivos móveis. Sempre que tiver uma ou outra novidade sobre o tema, podem ter certeza que vou publicar por aqui :-)
Atualização 27/10/2008 - continuei procurando um programa que me ajudasse aqui no blog e não é que eu achei um ? Ele se chama Hblogger, O programa quebra um bruta galhão em todos os quesitos possíveis. Carrega imagens via ftp, tem uma interface legal ... mas ...
Bom, sempre tem um mas né ... mas neste caso é porque ele não consegue trabalhar com "categorias". Assim, após carregar o mesmo, você teria que fazer a parte toda de arrumação da estrutura via interface do Drupal ... o que para mim não é tanto problema.
No fim, eu teria publicado tudo que eu gostaria via celular e depois quando estivesse em um Desktop, carregaria o mesmo para a página principal e/ou feed.
Mesmo assim, ainda pretendo resolver com o tempo este problema da Categoria. Para quem quiser testar ... sinta-se a vontade.
Para quem também se interessar pelo Moblog, me avise e vamos trocando idéias por aqui :-)