Como todos sabem, e eu literalmente sempre falo por aqui, a algum tempo atrás eu tive a felicidade, pós pesadelo com o N95, de comprar um Treo 650
que foi um dos melhores negócios que já fiz em toda minha vida.
O Palm OS, apesar de ser um sistema um pouco arcáico em comparação com os sistemas atuais que estão nos celulares, ainda tem muita coisa boa. Atualmente, tudo que eu precisava para organizr minha vida eu tenho nele.
Desde a sincronização da agenda "Over the Air" com o Goosync, até outras coisas mais, eu literalmente tenho uma central móvel para fazer o que eu preciso literalmente de qualquer lugar ( lógico, desde que eu possua acesso GPRS/EDGE ).
Um dos outros problemas que eu tinha aqui no blog, eram os meus emails. Atualmente, tenho dois usando o domínio ataliba.eti.br . Um profissional e um que eu uso para tudo, literalmente, um lixão mesmo. Ou seja, tudo que eu participo, desde listas até cadastros por aí, é com este email que eu faço.
Na Dreamhost, onde eu hospedo este blog, eu tinha o Squirrelmail. Horroroso, este webmail não me atendia em 10% do que eu precisava. Assim, fiz uma literal passagem por diversos webmails, até chegar ao Egroupware, que foi o último com o qual trabalhei.
Mas isto não me agradava. Tinha que ficar atualizando, fazendo backup, mexendo aqui e ali, ou seja, um serviço chato que no fundo não me retornava tanto.
Com isto, eu acabei resolvendo mandar o meu MX para o Pai Google e resolver meu problema. Não é que tudo ficou melhor ? Usando o Google Apps, eu agora posso numa boa utilizar o gmail com o meu domínio após o @.
Como o Gmail fornece uma aplicação Java para Mobile, meu problema estava plenamente resolvido ... será ?
Com a minha migração do Gmail, passei a ter três emails hospedados no Google. Quem conhece a aplicação do Google sabe que ela não fornece uma possibilidade de chaveamento entre contas, ou seja, ela não suporta mais de uma conta de email.
Mas, literalmente, como bom Geek, o doido aqui resolveu o problema. A dica será dividida em como fazer isto no Windows e depois como fazer no Linux
. No fundo, é porque eu acabei testando como fazer nos dois sistemas operacionais, para ter certeza que tudo realmente iria funcionar do jeito como o autor original da dica disse, neste post aqui.
Lembrando uma coisa. Meu tutorial usa o Gmail para o Google Apps, que era o meu problema, ou seja, tenho dois emails no meu domínio que preciso acessar. Mas, o processo todo pode ser feito para o Gmail comum, como o tutorial que eu citei mostra.
Além disto, o cara numa mostra de grande boa vontade, já deixou uma gama bem grande de Gmails prontos para uso no seu celular.
Assim, evita de ter que se ficar fazendo o processo todo :-) A não ser que você queira personalizar os nomes, como eu por exemplo fiz no meu celular.
O primeiro passo do processo, logicamente, deve ser baixar o jad ( o jad é um arquivo muito utlizado no mundo J2ME para descrever como será o comportamento/instalação de uma aplicação no Sistema Operacional ) da aplicação que logicamente está hospedado no Gmail.
Como eu já estou mostrando aqui, você não terá que fazer o processo que eu fiz, mas vou explicar o mesmo aqui.
No seu celular, aponte para http://m.google.com/a e baixe o aplicativo para o seu celular, salvando-o no cartão de memória. Com algum programa que faça o export do cartão de memória ( no meu caso, eu utilizo o Card Reader ), para que ele pareça um pen drive para o sistema operacional ( lembrando que estes passos aqui podem ser feito tanto no Windows quanto no Linux, tendo em vista que são para recuperação do arquivo jar, ou seja, ainda não começamos a brigar com o bichinho ).
Com ele exportado, vá até o diretório onde seu Blazer guarda os downloads, e copie o arquivo googlemail.jad ou outro nome que ele possa ter.
Abra este arquivo com o qualquer editor de texto ( puro ) e procure por uma linha parecida com que eu deixei em negrito
MIDlet-1: Google Mail, GmailIcon.png, com.google.gm.MiniGMail
MIDlet-Jar-URL: http://googlemail.com/app/v1.5.0.1191/L2/googlemail-stylus.jar
MIDlet-Jar-Size: 161086
MIDlet-Name: Google Mail
MIDlet-Permissions: javax.microedition.io.Connector.http,
javax.microedition.io.Connector.https
MIDlet-Icon: GmailIcon.png
MIDlet-Version: 1.5.0
MIDlet-Vendor: Google
MicroEdition-Profile: MIDP-2.0
ReverseSoftkeys: false
PlatformID: Palm-Treo 650
NoPlatformCall: true
BackKey: -11
MaxFlashSize: 200000
SelectKey: -5
TalkKey: -9996
UseNativeCommands: false
UseNativeMenus: false
QwertyKeyboard: true
LeftSoftKey: -6
ClearKey: -9997
DistributionChannel: Web
MicroEdition-Configuration: CLDC-1.0
AltNumberKeys: 48,101,114,116,100,102,103,120,99,118,122,98
RightSoftKey: -7
MenuKey: -9995
NoPlatformWeb: true
DownloadLocale: en
MIDlet-Install-Notify:
Feito isto, digite o endereço que você recuperou em um navegador e finalmente, salve no seu hd.
É aqui que a coisa vai se dividir entre Windows e Linux. No Windows, todo o processo é feito utilizando Winrar. Como todos sabem, o Jar é um pacote compactado, ou seja, um tipo de zip, só que cheio de classes dentro. Assim, ao clicar no arquivo e abri-lo com o Winrar é possível navegar no mesmo do mesmo modo que é feito com outros tipos de arquivos compactados.
Bom, ao se clicar no arquivo, deve-se procurar o diretório META-INF onde será visto um arquivo do modo como está na figura abaixo.

Assim que visualizar o arquivo, deve-se clicar no mesmo e abri-lo com o NotePad ou outro programa que possa fazer a edição do mesmo em ambiente Windows.

No conteúdo do arquivo em questão deve-se ter o cuidado de editar o arquivo, atendo-se a pontos importantes do mesmo.
Manifest-Version: 1.0
Ant-Version: Apache Ant 1.6.5
Created-By: 1.5.0_13-b05 (Sun Microsystems Inc.)
MicroEdition-Configuration: CLDC-1.0
MIDlet-Name: Mail by Google
MIDlet-Permissions: javax.microedition.io.Connector.http, javax.microe
dition.io.Connector.https
MIDlet-Vendor: Google
MIDlet-1: Mail by Google, GmailIcon.png, com.google.gm.MiniGMail
MIDlet-Version: 1.5.0
MicroEdition-Profile: MIDP-2.0
Onde está escrito Mail By Google, em negrito, modifique para alguma coisa que faça a JVM da IBM ( sim, a JVM que o Treo usa para rodar aplicativos Java ) entenda que você tem mais de um aplicativo diferentes instalado no celular.
Exemplo, deixo a primeira aplicação instalada como Mail by Google e a segunda eu dou o nome de Mail by Google 2 e por aí vai ... use a sua criatividade.
Após editar o arquivo, salve-o e o Winrar vai lhe perguntar se quer atualizar ou não. Responda que sim e pronto, já criou o jar que vai fazer com que a JVM ache que são dois aplicativos diferentes a serem instalados.
Coloque o arquivo em algum endereço na internet, conecte-se via a JVM da IBM e digite o endereço onde está o seu jar, e aceite a instalação.
Após isto é só utilizar o Google Mail numa boa no seu Treo :-) Outra coisa que você deve se preocupar é em efetuar estas configurações que o Google pede para serem feitas.
Bom findei a primeira parte do artigo, falando sobre como fazer isto no Windows ... aguardem a segunda parte onde eu vou falar como fazer isto no Linux :)