TWITTER VIA CONSOLE DOS *NIX

Tudo bem, dirão alguns, não tem nada de produtivo ou interessante em ficar gastando tempo com este tal de Twitter.
Posso até concordar em alguns pontos que para a maioria das pessoas o Twitter[bb], o arauto do Micro Blogging possa não ajudar muito. Mas, para muita coisa ele serve.
Primeiro, Network, que é a famosa rede de contatos. Nada serve mais profissionalmente, ou não profissionalmente com a tal rede de contatos. Caramba, quantas vezes a gente acaba precisando de um amigo via Gtalk ou outro comunicador instantâneo e tem problemas resolvidos quando o cara passa uma simples olhadela no seu código, ou em uma série de ações que você executou.
Ou seja, o Twitter, tal qual qualquer forma de criação de comunidades, tem seu lado bom ou ruim, é só saber olhar do jeito certo.

Assim, é natural que se procure acessar estas formas de comunicação de todos os modos possíveis.
Se existem comunicadores instantâneos para o console, porque não existir um para o Twitter ?

Esta semana, fazendo uma conexão a SDF ( na qual tenho uma conta shell[bb] a uns bons anos ), vi que eles haviam instalado um cliente twitter para console. Por ser uma conta shell, isto é mão na roda, mão na roda mesmo.

O cliente se chama ttytter ( ou seja, cliente twitter para tty ), e o site oficial é este aqui.

O processo de instalação é bem fácil e não requer muita prática. O único detalhe a ser observado é que você precisa ter instalado no seu sistema o Perl ( mas isto é quase que padrão em todos os Nix que se prezem ).

Vá a uns dos diretórios bin do seu sistema ( seja o bin do seu home, o /usr/bin/ ou /usr/local/bin, etc etc ) e faça o seguinte processo ( se estiver no FreeBSD[bb], sem o wget, utilize o comando fetch ) :

# wget http://www.floodgap.com/software/ttytter/ttytter.txt
# mv ttytter.txt ttytter
# chmod 755 /usr/local/bin/ttytter

E depois, é só começar a utilizar sempre que estiver em um datacenter ou outro local, onde não tenha navegador/interface gráfica disponível.

Não há desculpa agora para não twittar hahahahahaha