BANCO REAL : ANDANDO NA CONTRA MÃO

Não, eu não vou ficar xingando o Banco Real como muita gente está vendo por aí, somente porque ele não funciona no Linux. Aliás, isto já é um padrão para equipes de TI com pouco conhecimento sobre mobilidade.
Minha constatação na realidade, está muito além do não acesso via Linux[bb]. Está no não acesso via qualquer dispositivo que não seja uma máquina com Windows instalado + Internet Explorer ou Firefox[bb].
Sim, mobilidade é uma palavra que parece que ninguém apresentou ao Banco Real. Minhas experiências com o Banco, desde que a empresa onde eu trabalho resolveu mudar para ele, vão de ruim para o pior pesadelo da terra.

Tentei ontem ante-ontem ligar para o atendimento do Banco alegando que não conseguia acessar via Linux o Home Banking da instituição ( coisa mais que normal, já que rodar em qualquer sistema operacional é padrão em qualquer instituição bancária ).
A mulher simplesmente virou e disse : "Sim, o Linux não suporta nosso serviço de Home Banking" ( aliás, foi ressaltado que isto está no contrato do Home Banking, que eu não achei em nenhum lugar do site do Banco Real ... aliás, a única coisa que achei foi um FAQ daqueles bem xing ling mesmo ).
Qualquer instituição que se preze teria uma opção para o cliente. Resumo, o Banco Real não é uma delas e por sua vez, a única coisa que a atendente conseguiu falar foi que eu deveria arrumar uma máquina que estivesse com Windows[bb] instalado, e por sua vez, eu pudesse utilizar ( ou usar o Wap Banking, que eu vou falar sobre ele abaixo ).

Um dos pilares hoje da segurança, principalmente no mundo Windows é não utilizar máquinas públicas e/ou que não sejam suas. Assim, o conselho da atendente demostra que o Banco ainda não aprendeu que golpes podem ser executados simplesmente porque um keylogger ou coisa parecida estejam instalados na máquina em que eu vá utilizar. Ou seja, ela simplesmente me induziu a um erro que o banco na realidade deveria estar tentando fomentar que seus usuários não cometam.

Assim, não seria surpresa se as políticas internas do Banco seguissem este padrão horroroso que é apresentado na ponta de cá para os usuários, ou seja, clientes.

Infelizmente, por mais que eu tentasse ser um pouco otimista com o Banco em questão, eu já sabia que ia enfrentar problemas. No site Noticias Linux há uma thread sobre o assunto falta de acesso via Linux. E, também, a maioria das pessoas apresentou o mesmo tipo de experiência que eu passei.
No site Br-Linux há uma thread que até me animou em um primeiro momento, mas depois me desanimou. Se eu desabilito o tal módulo de segurança e acesso via um Windows, eu estaria abrindo as portas para qualquer um detonar minha conta ( sim, parei de confiar na segurança deste Banco ).
Assim, é tiro e queda, que qualquer problema com minha conta, o Banco teria um prato cheio para ir contra mim.

Além disto, teoricamente, o Banco em questão fornece um acesso Wap[bb] para o cliente. O acesso Wap na realidade, é um aplicativo J2ME[bb] que é instalado no celular, e somente a partir do mesmo você tem acesso a estrutura de sua conta.
A atendente do Real Home Bank do alto de seu conhecimento em segurança e ainda, nos aplicativos do banco e funcionamento dos mesmos, me disse que eu também poderia acessar minha conta via Wap.
Como alguém hoje que tem a tecnologia móvel como minha companheira, era evidente que eu já havia testado esta opção. E, como tudo no Banco Real, o aplicativo em questão não funciona.
Bom, em termos de compatibilidade, como é um aplicativo J2ME, simplesmente o que pega é se o telefone possui suporte MIDP adequado. Assim, tanto o Nokia 6600[bb] quanto o Nokia N95 suportam adequadamente o aplicativo do banco em questão, pois ambos suportam a MIDP 2.0.
Resumo, eu tenho meus dois celulares suportados pelo Banco, mas ao mesmo tempo, ao tentar se conectar no Mainframe[bb] da instituição em questão, nada do aplicativo funcionar.

 

ERRO NO APLICATIVO DO BANCO REAL

 

E olha que eu testei a conexão via GPRS, EDGE e Wireless ( o N95[bb] suporta este tipo de rede ).

Tendo em vista isto, fico pensando qual é a do Banco Real. Enquanto todos os bancos do país querem ser ágeis para fornecer um serviço de qualidade a pessoas que cada vez mais precisam de mobilidade e velocidade, ele torna a vida do cliente cada vez mais difícil, pois ele simplesmente não funciona em nada que não seja o Windows.

Ser cliente do Banco Real, hoje, é literalmente se sentir cliente de um banco que ainda está preso a um passado remoto, onde para tudo, você tem que ir a uma agência receber respostas que não lhe agradam.

Será que eles realmente acham que atendem a um cliente de modo aceitável ?

Update : no serviço móvel tenho a "desconfiança" que somente as operadoras conveniadas podem fazer acesso ao serviço. Só que a atendente do citado banco poderia ter me avisado né ?