Hoje estava lendo os feeds do LinuxHaxor.net e achei um artigo que me interessou muito. Um dos trabalhos mais chatos de todo administrador de sistemas é monitorar o uso de disco.
Zabbix e Nagios fornecem uma camada que lhe avisa que um determinado sistema de arquivos está totalmente utilizado, mas em compensação, no fim das contas, esta informação só lhe dá a primeira ponta do iceberg. Quem é o meu vilão de uso no sistema de arquivos específico ?
Assim, qualquer ferramenta que gere relatórios amigáveis é sempre bem vinda. No caso dos Unix em geral, o du lhe fornece um relatório dos arquivos em disco, ou um find geralzão pode lhe fornecer isto também. Mas mesmo assim, isto não é legal, porque depois tem todo um processo de filtragem manual que pode não ser muito "produtivo".
O software durep promete fazer isto. Na realidade, ele é um script perl que tem a intenção de gera relatórios mais legais que os gerados pelo du. Ou seja, a grande vantagem é a navegação por diretórios e por exportar estes relatórios para um html, por exemplo, que pode ser acessado diretamente de um navegador web. Ou seja, é uma ferramenta em que você controla os relatórios que irá ver ...

Pelo que eu notei, instalando aqui para testes, pareceu-me bem legal. Ainda não fiz testes "críticos" com a ferramenta, mas pelo menos me deu algumas idéias para gerar relatórios para clientes que gostam de visualizar as coisas :-)