O QUE VOU APRENDER ESTE ANO

Estava dando uma lida nos feeds enquanto estava vindo aqui para Vitória hoje pela manhã ( estou aqui para ministrar um curso de Linux pela empresa que eu trabalho ) e me deparei com um post bem interessante, do blog "Batteries not Included".
Na realidade, ele fala um pouco sobre como foi a especialização dele na tecnologia que trabalha ( Java[bb] ) e por sua vez, como ela é aplicável no mercado e afins.
Mas o ponto legal é que, como ele mesmo fala e eu concordo, chega num ponto que você quer abrir seus horizontes.

Eu não sou desenvolvedor. Mas ao mesmo tempo, quando estou falando de minha área, que é infra-estrutura, sempre estou querendo abrir meus horizontes. Como Unix[bb] é minha praia, desde o SCO Unix[bb] até o mais obscuro dos BSD's eu já tive instalado em minhas máquinas e trabalho sempre que posso com os dito cujos.
É um ponto interessante isto, ser curioso. Diria, que, no fundo, todos somos meio generalistas ( tenho um chefe que adora esta palavra ). Generalista porque o bom técnico, é primeirament,e um bom curioso. E por ser um bom curioso, ele é um cara que sempre vai estar atrás de novidades.

O ano de 2008 para mim, vai ser um ano de certificações. Iniciei o mesmo com a aquisição da certificação CLP da Novell e já estou me preparando para tirar a minha de Solaris em breve. São tecnologias meio irmãs, mas ser um SysAdmin Solaris[bb] é um ganho enorme na carreira.
Além disto, Cisco, e outras coisas estão na lista também.
Para mimé um ano de criação de uma cama para entrar 2009 pronto para enfrentar o mercado, certificado em todas as áreas de minha atuação.

Mas, e programação ? O que eu pretendo aprender este ano. Como programação para mim, é mais um hobby que um ganha-pão, tenho mais liberdade de escolha de linguagens. Assim, este ano Ruby e Python são a bola da vez. Python porque eu preciso reaprender a linguagem.
Literalmente, já estava ruminando códigos legais em Python, quando eu abandonei para mexer com muitas outras coisas. Assim, a desenvoltura que eu havia adquirido se foi totalmente com a falta de prática.

E, lógico, quero aprender Ruby[bb]. Não entendam que é por causa do Rails não, porque não é. Tal como PHP[bb] e Python[bb], quero aplicar o Ruby no meu dia a dia de SysAdmin resolvendo problemas com esta linguagem que parece muito mais "produtiva" em termos de programação que as outras que já conhecemos ....

No fim, é um ano para ser novamente curioso, e muito ....