MAIS UMA BOLA FORA : EVERQUEST E COUNTER STRIKE PROIBIDOS NO BRASIL

Sempre que juristas tentam opinar sobre o mundo virtual é tiro e queda que é bola fora. Aliás, sempre que opinam fora do seu mundinho de leis dão bola fora. Esta semana, como sempre, um juiz resolveu que o jogo Counter Strike e o Jogo Everquest são nocivos para o consumo, levando a crer que são nocivos a saúde do consumidor.
Ou seja, na cabeça do Sr. Juiz em questão, como a Bia Kunze disse no Twitter, o game em questão estimula a "estimula a subversão da ordem social" se é que isto realmente existe em um país como o nosso.

Os juízes tem mania de serem mais cultos que o resto da população. Há uma piada que diz que a diferença entre um juiz e deus, é que deus não acha que é um juiz. É mais ou menos assim. Por conhecerem leis ( ou melhor, usarem as leis a seu favor ), eles acham que podem gerir a vida de um pais inteiro a favor de si mesmos.
Por mais que procuremos motivos para acreditar que eles estão de boa fé para com a população, episódios em que juizes são presos em prisões de luxo, chegam a ser pedir demais de nós, patrões deste povo. Sim, porque ao contrário do que um juiz acha, ele é meu empregado e comedor de todos os meus impostos pagos todo mês.

Assim, me sinto ultrajado, como grande parte a população, ao ler uma decisão desta em que o Sr. Juiz em questão não perdeu sequer tempo de analisar o retrato do país em que vive.

De acordo com o juiz, o jogo faz mal a saúde do cidadão. O pior é que, o mais engraçado é que a ação de contradiz. Veja o que há no texto publicado no site oficial do Procon/GO: "sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais”."

Resumindo, se o cara já tem tendências a ser agressivo, ele vai ter estas tendências ( talvez ) induzidas a um aumento pelo jogo. O Grande problema desta teoria é : para indivídulos com distúrbios sociais, qualquer coisa pode levá-lo a aumentar seu poder de destruição.
Um poema, uma palavra, uma situação podem servir de catalisador para o cara, e ele resolver soltar sua violência contra tudo e todos. Programas e video games podem influenciar uma sociedade mais "violenta" ? Talvez, mas nenhuma prova ainda se tem quando a isto ( o Sérgio Amadeu fala sobre isto no blog dele ) .

O mais engraçado é que o argumento em cima do jogo Everquest[bb] é : " pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más ". Caramba, então qualquer profissão hoje, no mercado de trabalho também é nociva e deve ser proibida. Um advogado ( ou até eu, que sou analista de sistema ), não tem todos os dias que viver dilemas deste tipo, éticos, em que somos forçados a fazer coisas que estão totalmente erradas em nossa concepção ? Por exemplo, um advogado que está defendendo um traficante ou um advogado que está defendendo um assassino, está sendo tão nocivo quanto o jogo, ou estou entendendo errado ?

São coisas como esta que me deixam com medo : caras como este juiz, é que resolvem a censura dos programas, jogos e afins. Do mesmo modo que eu não tenho capacidade para resolver isto, será que ele tem ? Um juiz entende de leis, não de comportamento humano.

E pior, quando o estado começa a intervir na sua vida pessoal, as distorções podem começar a aparecer. Blogs serem fechados porque o cara acha o material nocivo, formação um proxy[bb] generalizado no país, para proibir aquilo que o judiciário/governo acham que o cidadão não deve ver ... ou seja, a liberdade do cidadão passa a ser controlada pelo estado, eliminando indiretamente qualquer democracia que possa ter vindo a existir.

Se os juristas acham isto bonito, ótimo, façam para vocês mesmos. Mas eu, literalmente, acharia muito legal que alguém com uma coragem muito grande, resolvesse impetrar uma ação contra o estado, pedindo indenização por ter seu direito constitucional e ir e vir, desrespeitado por um juiz.

Ah, e o mais legal. Quer ter o jogo em casa, é só importar ... ou importações estão proibidas ? hehehehehe