Parece que finalmente o pessoal do Ubuntu vai aportar no Brasil. Não com os famosos cd's que sempre são parados pela Receita Federal ( eita povinho burro e despreparado ), mas sim, ao que parece, estão negociando um modo de entrar no Brasil pre-instalados em máquinas novinhas.
Ou seja, ao invés de vir com aquele Mandriva maluco pré-instalado ( que me desculpem os fãs da distro, mas literalmente, é uma zona o suporte telefônico deles ), vai vir com o Ubuntu.
Pessoalmente, acho que o Ubuntu é uma boa escolha. Uma distribuição voltada para o usuário doméstico que não quer muita dor de cabeça para configurar o sistema, e sim, somente usar.
Nisto, ele passa de longe o Debian, que na realidade, na maioria das vezes é a famosa distribuição do GNU/CHATO, aquele que quer provar que o Debian é a única distribuição que realmente alcançou a iluminação do Nirvana do SL.
É uma notícia legal porque vai acabar com a festa do Windows pirata nos computadores populares. A maioria do pessoal compra com o Linux ( suporte fraco/mal configurado ) e lasca o Windão.
Na minha visão, o grande trunfo do Ubuntu será fechar parceria com bons players de mercado, como Dell, IBM e outros. Porque se ela fechar a parceria com players nacionais como a Positivo e outros, o Linux realmente estará fadado a ser taxado segundo sistema operacional ( ou não ).
Sim, o não é porque eu tive uma experiência interessante. Como sabemos que o preço do Windows está embutido no preço do Notebook. Como meu apartamento é pequeno, o Desktop já está pesando em termos de espaço, aí comecei a pensar em usar um Note em casa.
Minha esposa foi comprar o dela e me mostraram um Acer sem Sistema Operacional. Me agradou porque como eu vou instalar o Slackware mesmo, não iria pagar a mais por algo inútil, que é o Windows.
Quando ela foi comprar o dela no Ponto Frio, perguntei ao vendedor se eles tinham algum notebook que vinha sem sistema operacional. Não é que o cara virou e me falou : sim, tem uns que vem com Linux ...
Fiquei olhando com cara de não entender nada e ele também. Pouco tempo depois, eu virei e falei que estava comprando o Notebook para colocar o Linux e ele começou a desconversar, que na realidade, falou aquilo por causa do preço e etc.
Resumo, a realidade é : Player, a chave é o Player que o Ubuntu vai escolher no Brasil. Com pouco preparo, ele vai chegar com a mesma fama que os outros e vai servir somente para ser mais um dos motivos pelos quais a Microsoft ainda detém o controle dos Desktops.