DE QUE ADIANTAM BOAS UNIVERSIDADES ...

Quando fiquei sabendo que o Pitágoras havia comprado da FADOM, escola onde estudei ( e que me sinto no direito e não falar bem ou mal, já que meu site é um veículo digamos muito bem visitado ), e tive experiências que me levam a observações bem claras sobre o que acontecerá em Divinópolis, se é que realmente irá acontecer.
Muitos veículos regionais estão encontrando nestes acontecimentos um possível impulso intelectual, que vai levar Divinópolis a crescer em termos de cultura e desenvolvimento.
A inserção de universidades em um cenário árido culturalmente como Divinópolis, realmente, pode levar a um grande crescimento se a cidade estiver preparada para isto. E, infelizmente, como cidade coroada como centro regional, Divinópolis carece de diversas "possibilidades" para o crescimento profissional e até, intelectual dos profissionais que irão ou tentarão estudar na cidade.
Um dos projetos que está acontecendo hoje na cidade, e que eu acho bem pertinente, é o de implantação do curso de Medicina. Principalmente, porque, o estudante de medicina, pela dificuldade do vestibular, é bem diferente do estudante médio que tenta os outros cursos superiores. Este, sim, acaba tendo uma cultura mais vasta ( teoricamente ) e eleva realmente o nível cultural a sua volta.
E, um curso de saúde sempre é bem vindo, principalmente, se vem com a marca da UFMG, sabidamente, uma universidade altamente respeitada em todo o Brasil e mundo.

Um grande problema, que eu sempre encontrei em Divinópolis, foi a inabilidade intelectual da maioria da população. Não estou falando inabilidade intelectual ligada a burrice não, ou até falta de cultura. Mas inabilidade intelectual, sob a ótica de não quer aprender e achar, que as pessoas que querem crescer, e ver um futuro na cidade em que vivem.

E isto, reflete, horrorosamente, na qualidade do ensino prestado na cidade. Sim, queridos sonhadores em um futuro melhor para sua cidade, enquanto não se mudar o povo, não se mudará a educação da cidade.

Infelizmente, Divinópolis é conhecida na região, como a cidade das festas, onde se celebra ( na maioria das vezes ), não cultura, e sim, uma Ode a falta de cultura. Músicas de baixa qualidade, pessoas se embebedando aos montes, jovens "miguxos" cada vez mais alienados e por aí vai.
Uma contraposição total ao dito "sentimento" de passo ao futuro que Divinópolis está dando.

Esta ode a inabilidade intelectual acontece nas salas de aula também. Enquanto alguns investem na educação seu dinheiro, querendo um ótimo retorno, outros acham que faculdade é brinquedo ( e, desculpem os que discordam, mas estes alunos, em todas as faculdades de Divinópolis, são 90% ou mais das salas de aula ).
Estes alunos geram, por sua vez, uma perda de conteúdo de curso enorme. Experiência própria novamente, em diversas matérias deixamos de ver diversas coisas, interessantíssimas, na minha graduação, pela inabilidade intelectual de alguns, que geravam a necessidade de "forçar" o nível para baixo.

Ou seja, de que adiantam boas universidades se o ensino, na realidade, não vai ser nunca o mesmo que o ensinado fora dali ? Serão estes profissionais formados em Divinópolis, realmente capazes de mudar o modo como a cidade é hoje ?

Serão estes cursos/universidades capazes de levar empresas a Divinópolis, realmente trazendo qualidade de vida a população ?

Porque é sabido que a cidade, hoje, não possui nenhuma grande empresa e ainda, nenhuma "intenção" de chegada de grandes empresas. E, isto, não gera possibilidade de emprego a universitários que estejam cursando algum curso na cidade.

Por estas e outras, é que devemos pensar muito ao votar, e ao apoiar políticos. Em Divinópolis, há uma cultura das obras de povão, em que se pavimenta ruas, controi-se pontes, coloca-se córregos e afins, mas se esquece de levar a população realmente um futuro.
Um futuro que garanta realmente a cidade passos fortes a uma evolução e não, a involução constante que Divinópolis é.

Como filho desta Terra, gostaria com toda sinceridade de ver jornais de qualidade feitos na cidade, boa cultura produzida e, logicamente, possibilidades de realmente morar com qualidade ali. Infelizmente, enquanto Divinópolis viver destes pequenos sonhos, ela sempre vai ser a rainha do Centro-Oeste Mineiro, que sempre fica atrás de outras grandes regiões, em termos de evolução e captação de reais pensadores ....