Um pool de mineração é um local, chamemos assim, em que uma série de pessoas fornecem poder de mineração para que este poder de processamento somado possa dar mais chances de Bitcoins serem achados. E, ao achar este prêmio as moedas são distribuídas entre os membros do pool baseado na porcentagem do poder do poder de processamento dentro do pool.
Um dos mais conhecidos pools é o BitMinter e há outros pools específicos para cada criptomoeda. Sempre é um bom caminho ir aos fóruns especializados para conhecer mais sobre isto.
Agora, há outros modos. A pouco tempo um projeto apareceu chamado CredMiner. Não o levava a sério até conversar com algumas pessoas sobre ele. Eles alugam poder de processamento e tem um esquema MMN ( que aliás foi sempre a parte que me deixou longe deles). Mas ao contrário de outros projetos MMN no mundo das criptomoedas eles se mostram um pouco mais sérios. Não prometem ganhos fixos( já que o mercado varia ), mas ao mesmo tempo, os US$80,00 que você investir no aluguel de poder de mineração podem lhe render uma grana bem interessante no final.
Portanto, para quem está começando neste mundo e não quer gastar muito, a Credminer pode ser uma boa opção. Até porque eles tem uma série de informaçõe super interessantes no escritório interno deles.
Eu aconselho sempre a pesquisar. A FoxBit mantém uma série de vídeos que podem lhe ajudar e, ainda, temos uma série de manuais que podem lhe ajudar ( este site aqui é ótimo ) .
Analise custos de eletricidade, preços de hardware, dficuldade do bitcoin e etc, mas tenha certeza que infelizmente aqui no Brasil não tem muitas vantagens neste processo pois nossa eletricidade é muito cara.
Caso queira calcular seus custos temos o site Mining Dashboard que pode lhe ajudar neste cálculos.