Ganhando Bitcoins ou Altcoins com empréstimos diretos

Este é um modo interessante de ganhar Bitcoins. Ou seja, na realidade fazer com que seu Bitcoin trabalhe por você, tal qual bancos o fazem.

Ou seja, emprestar o mesmo para outras pessoas e aí, ganha dividendo através de valores que a pessoa irá lhe pagar ao longo do tempo.

Emprestar para alguém conhecido

A primeira forma e mais fácil é emprestar o dinheiro para alguém que você conheça, até porque será fácil para você validar que esta pessoa existe e, se a mesma é confiável ou não.

É sempre indicado que os termos estejam por escrito ( você pode até criar um Smart Contract para este fim ) e, sempre, validado por ambas as partes.

A parte chata desta forma de ganhar Bitcoins é, que, ela demora para retornar completamente ao seu caixa. Mas, ao mesmo tempo é bem interessante pois você pode garantir o recebimento dos dividendos bem rapidamente.

Emprestar através de plataformas voltadas para este fim

Existem sites de empréstimos de Bitcoin que fazem a ponte entre duas pessoas. Ou seja, quem quer emprestar e quem quer pegar empréstimos. A idéia é ser P2P, ou seja, a negociação ocorre diretamente entre as duas partes de forma transparente como já é esperado na cultura Bitcoin.

Um deste sites é o BitBound. As pessoas que precisam de empréstimo publicam suas necessidades e quem tem criptomoedas disponíveis pode contribuir com o projeto da pessoa. Você pode assumir todo o valor ou então financiar pequenas parcelas de muitos empréstimos, e, com isto, vocẽ consegue minimizar o risco de inadimplência.

O processo do empréstimo em criptomoedas funciona como na moeda corrente do seu país. Ou seja, as duas partes tem que ser confiáveis e inclusive, o site que fazendo esta ponte tem que ser confiável também.

Assim, procure sempre realmente validar se as informações que a pessoa está fornecendo são reais para que você possa ter realmente certeza que o candidato não lhe dará dor de cabeça.

Sites que funcionam como bancos

Apesar de não ser a idéia inicial do Bitcoin ou das criptomoedas já começam a aparecer projetos que tem a idéia do modelo bancário, ou até, de corretoras de investimento, onde você coloca um valor e começa a receber uma taxa de juros fixa em cima dos seus depósitos.

Como qualquer modelo de negócios no mundo do Bitcoin, este também tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem maior é que você não precisa diversificar os Bitcoins ( ou Altcoin ) entre diversas pessoas precisando de empréstimo, mas, você coloca toda sua confiança no banco.

A outra vantagem é que você irá receber um fluxo constante de Bitcoins ( ou AltCoins ) conforme acertado nos eu cadastro.

Mas, é bom sempre ter cuidado. Nunca coloque todo seu portfólio de moedas em um lugar só. Pois, pense só, caso este banco não faça seu trabalho corretamente você pode perder todas as suas moedas.

Isso porque o banco recebe depósitos e investe em ativos, sendo os ativos mais importantes que os empréstimos. Se eles fizerem um bom trabalho você está bem porque eles irão lhe pagar os juros. Se eles não fizerem um bom trabalho, você acaba ficando com o golpe, ou seja, o prejuízo.

Mas, é bom lembrar que, no mundo Bitcoin não existe segurança .

Um exemplo de projeto deste tipo é a Celsius Network, que funciona em Android e iOS. Além disto, há também o MinexBank.

Para resumir o empréstimo em Bitcoin é uma maneira mais rápida e fácil de aumentar o seu montante de Bitcoins. Mas, vamos repetir o mesmo aviso já dado. Apenas empreste através de sites que você confia.

Estes sites tem que estar em conformidade com os requisitos que você usa em sites não relacionados com Bitcoin. Isto significa que eles precisam de termos de uso bem claros e ainda, informações sobre os responsáveis pelo projeto e formas de contato com os mesmos.

Alguns sites de Bitcoin não fornecem nada disto e no final as pessoas ficam se perguntando aonde estão suas criptomoedas.

Portanto, procure sempre informações sobre o serviço que você está utilizando em sites confiáveis como o BitcoinTalk.

comments powered by Disqus