O Steemit é como aquarismo. Um processo longo com frutos muito legais

Estou aproveitando para tentar postar por aqui usando o Steeve, apesar de estar achando a interface dele um pouquinho limitada ( pelo menos aqui no meu Brave, ele está dando problema no upload de imagens ).

Mas isto nem vem ao caso porque o post é sobre um assunto que o @robertoueti levantou no podcast dele. E eu acabo concordando que realmente somos culpados também do marasmo que a rede Steemit, principalmente em língua portuguesa, se tornou.

E eu acredito que o maior problema que acabamos enfrentando aqui se chama imediatismo que é um grande problema do mundo atual. E infelizmente isto acaba resultando em abandono de projetos que devem ser construídos com um bom tempo.

E porque eu quis falar sobre isto usando a ótica do aquarismo ? Porque em ambos os cenários é necessário o uso da paciência e aguardar os resultados com o passar do tempo.

Não sei se vocês tem idéia de como é montar um aquário , pois muita gente acha que é só comprar, colocar os peixes lá dentro e ser feliz. Não é. E é aliás, esta sede de resultado rápido que acaba matando todo o ecossistema do aquário.

Para se ter idéia, meu último aquário eu levei 30 dias ( sim, 30 dias ), para começar a populá-lo.

Vamos entender primeiro o que é o ciclo de um aquário

Todo aquarista, seja amador ou profissional, sabe que o aquário é uma terapia e no fim, um exercício de paciência. Mas é necessário para que aquele pequeno pedaço de rio realmente se torne um local que não seja nocivo para os peixes e toda a vida que você colocar nele.

Portanto, durante 30 dias ( em geral ) você vai deixar o aquário funcionando, sem nada dentro. Pense, aquele aquário lindo que você montou vai ficar sem nenhum peixinho durante este período.

Mas durante este período você irá cuidar dele. Ou seja, usará produtos para tornar aquela água menos nociva ( matando nitritos e outras impurezas que matam os peixes ) e colocando produtos que podem acelerar a formação da vida ali ( os famosos blends, que vem com microorganismos necessários a este ecossistema ).

E, assim que o aquário estiver maduro, pronto, ele pode receber os peixes que irão viver ali dentro durante os anos que eles tiverem de vida. Mas, mesmo assim, aquele ecossistema precisará de cuidados, para que ele seja ainda a cada dia que passe um local que não mate seus peixes.

E o Steemit, onde entra nisto ?

Agora que iremos entender o paralelo. O Steemit é um projeto. Entrar aqui sem uma idéia do que fazer é um grande problema. Pois como diz o gato na história da Alice …

10-sinais-de-que-você-não-está-vivendo-a-vida-que-gostaria-de-viver1.jpg

Ou seja, tal qual montar um aquário o Steemit requer de cara um grande planejamento. Seja do que você irá postar aqui e, até, aonde você quer chegar. Não adianta achar que irá entrar aqui e postar pequenas fotos e ganhar muito dinheiro. Você poderá chegar sim ao ponto de postar fotos e ganhar grande interação, mas, isto, será porque você já criou todo um ecossistema em volta da sua marca, ou seja, você aqui no Steemit.

Portanto encare sua caminhada aqui no Steemit como montar um aquário. Seja paciente.

Entenda que o primeiro ciclo da sua estada aqui é ganhar mais condições de postar e votar, ou seja, o famoso SP.

E isto demora, caso não tenha grana para investir de cara. Num primeiro momento, foque em fazer posts relevantes, dos assuntos que você domina. Posts que consigam engajar as pessoas. Pois, aí, estas pessoas estarão no seu aquário ( perfil ) e tornarão ele mais rentável para você.

Se você pode comentar pouco, faça comentários relevantes, pois eles mostrarão as pessoas que você tem idéias interessantes, e, com isto, eles ficarão curiosos com o seu perfil e aí, você poderá ganha mais um assinante, ou seja, um novo seguidor.

Outro ponto que é bom lembrar também, é, que, no momento nenhuma criptomoeda foi feita para fazer alguém milionário. O mercado está em baixa, mas, temos em todos os projetos muito valor inserido. Pegue o Steemit por exemplo, é um local que pode cada vez mais trazer Dapps interessantes e que podem montar mais e mais comunidades dentro de uma grande comunidade, que é a rede.

E com isto, temos que ter paciência. O Steemit tal qual um aquário, é um projeto de anos. Um aquário demorará um bom tempo para ficar do jeito que você quer. E, as criptomoedas com o Steemit também levaráo alguns anos ( ou menos ) para se tornar uma forma de realmente ganharmos riqueza.

Com isto, o momento é de guardar e continuar ganhando visualizando que no futuro elas serão um diferencial em nossas vidas.

Eu ainda sou um novato aqui. Se não me engano ainda nem fiz um ano de Steemit. Lembro-me de ter ouvido sobre a rede em um podcast e aí, criei minha conta.

E, a meu ver, pelo menos, ainda é um perfil que está no ciclo ainda. Não está maduro. Mas mesmo assim já colhi bons frutos.

Espero que tenha conseguido passar meu recado. Este post está na fila já tem alguns dias e resolvi não enrolar mais e postar o mais rápido possível.

Imagens via Pixabay e Filosofia Colégio Integração
Postado originalmente na rede Steemit: https://steemit.com/@ataliba/o-steemit-e-como-aquarismo-um-processo-longo-com-frutos-muito-legais

comments powered by Disqus